Como prometido vamos voltar com nossos estudos e o tema de
hoje é alfabetização. Este ano tenho o
prazer de trabalhar com o primeiro ano, desta forma, iremos ter muitos conteúdos
voltados a esse tema, então se preparem!
Neste post irei pontuar 5 práticas essenciais para ajudar a turma no aprendizado e orientar os professores de como auxiliar nesse processo, que para uns é desafiador/prazeroso e para outros complicado/cansativo.
Neste post irei pontuar 5 práticas essenciais para ajudar a turma no aprendizado e orientar os professores de como auxiliar nesse processo, que para uns é desafiador/prazeroso e para outros complicado/cansativo.
1. Identificar o que cada criança sabe
Como assim?
Avaliar o nível de
conhecimento individual, com intervenções adequadas para cada aluno. Antes de
ser inserida no contexto escolar, a criança já tem contato com diferentes tipos
de textos, desta forma cada uma apresenta uma bagagem que é introduzida pela
família.
Quando estamos em uma turma de primeiro ano percebemos que existem diferentes tipos de saberes, alunos pré-silábicos, silábico sem valor, silábico com valor, silábicos-alfabéticos e alfabéticos.
Quando estamos em uma turma de primeiro ano percebemos que existem diferentes tipos de saberes, alunos pré-silábicos, silábico sem valor, silábico com valor, silábicos-alfabéticos e alfabéticos.
O que fazer?
A melhor forma de avaliar o conhecimento de cada criança
é fazer uma sondagem. O que seria isso? Um ditado individual de lista de
palavras do mesmo campo semântico, ou seja, do mesmo tema, por exemplo: uma lista
de frutas, lista de comida, lista de materiais escolares... com diferentes
quantidades de sílabas, desde monossílaba até a polissílabas.
Dicas:
- Usar a sondagem para analisar o desenvolvimento dos alunos, ideal uma por mês variando o campo semântico.
- Variar as atividades de acordo com o nível do aluno, alunos alfabéticos precisam de novos conteúdos para continuar a apreender.
Como?
Realizando atividades onde o
aluno precisa pensar para obter a resposta, como as relações grafofônicas, ou
seja, o aluno relaciona a escrita e o som.
Uma atividade que proporciona esse tipo de reflexão é quando o professor é o escriba e juntos formulam um texto.
Uma atividade que proporciona esse tipo de reflexão é quando o professor é o escriba e juntos formulam um texto.
Dicas:
- Promover momentos de leitura individual para que as crianças percebam a relação das letras, para a formação de palavras e textos.
- Corrigir, quando pedimos para o aluno escreva do seu jeito, não estamos aceitando o que ele escreveu , caso esteja errado, estamos vendo o que já sabe. Caso escreva de forma incorreta é necessário que ele veja como realmente se escreve.
- A cópia é um recurso que eu particularmente uso. Porém em determinados momentos, como: o cabeçalho, rotina, textos criados pela turma...
“Se reconhecermos que a cópia é somente
uma das atividades que contribuem para a aquisição da escrita, se a incluirmos
como recurso para resolver problemas de produção, se não esperarmos que o
resultado seja cópia fiel do modelo e apreciarmos as diferenças como expressão
da atividade intelectual dos nossos alunos no processo de reprodução; então,
podemos dar lugar à cópia no processo de ensino.”
3. Criar
projetos didáticos para alfabetizar
Como assim?
Um processo planejado com a participação dos alunos que
tenha um objetivo de pesquisa e resulte em um produto final. Deve promover
interesse de todos envolvidos e sentido aos alunos. O tema para o projeto deve
ser escolhido pela turma ou o professor deve observar o que chama a atenção dos
alunos. Desta forma, o conteúdo a ser trabalho será de fácil compreensão, já
que os alunos já estão envolvidos. Podem ser criados diferentes projetos como:
Eu sou o autor, onde cada criança irá confeccionar um livro e no final eles vão
expor e autografar, criações de jogos que estimulem, cada criança cria seu jogo
e compartilha com a turma no final, reciclagem do lixo, onde irão trabalhar
seleção e para onde vai o lixo...
4. Trabalhar
com sequência didática
O que é?
“É um termo em educação para
definir um procedimento encadeado de passos, ou etapas ligadas entre si para
tornar mais eficiente o processo de aprendizado.”
A sequência deve ter um
objetivo a ser alcançado no produto final, onde terão passos para chegar até
lá. O ideal é promover desafios para que os alunos tenham metas a ser
conquistadas. Os alunos podem alterar
aos passos da sequencia, o professor pode orientar de acordo com as
expectativas da turma.
A sequência deve ser bem
organizada para que não fuja da proposta estabelecida e assim avaliado cada
parte.
Etapas presentes na
sequência didática:
·
#Dica
1 Explorar as habilidades socioemocionais:
São
atividades que permitem que as crianças identifiquem sentimentos, emoções e
organizações sociais. O foco é o autoconhecimento e a socialização e interação
com os colegas.
·
#Dica
2 Explorar os sentidos:
Nessas
atividades, o foco é a descoberta da visão, audição, tato, olfato e paladar.
·
#Dica
3 Explorar linguagens:
Aqui,
entram as atividades em que a turma trabalha a linguagem oral e escrita, a
música, o desenho e outras mídias (como vídeos, jogos online, etc.).
·
#Dica
4 Explorar conceitos matemáticos:
Ocorre
quando são apresentadas noções de maior e menor, perto ou longe, formas
geométricas, números, somas ou subtrações.
·
#Dica
5 Explorar conteúdos específicos:
Finalmente,
há espaço para o aprendizado de temas específicos como natureza, literatura ou
arte, entre outros.
Durante a sequência, garanta que haja um
equilíbrio entre atividades individuais, em duplas e coletivas. Cada uma delas
vai gerar interações e aprendizado distintos. Enquanto um exercício individual
foca nos conhecimentos adquiridos por cada criança e exige mais concentração,
duplas são excelentes para que cada um exponha pontos de vista e, juntas, elas
discutam hipóteses. Já grandes grupos proporcionam trabalho em equipe, respeito
às regras e troca de aprendizados.
5. Atividades
permanentes
O que é?
São atividades que devem estar na rotina todos os dias, como
leitura de livros, escrita de textos e palavras com o professor escriba ou
correção de palavras escrita pelos alunos, leitura do alfabeto, chamada dos alunos
com crachás e entre outras. Proporcione momentos de brincadeiras onde possa de forma
lúdica apresentar os conteúdos.
Dica:
Leve para sala de aula, diferentes gêneros textuais.
Digo sempre que a aula deve ser prazerosa para os alunos
e para o professor, para que haja aprendizagem precisa ser significativa.
Espero que tenham gostado.
Dúvidas comentem 😘
Beijinhos*
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