Olá pessoal!
A maioria das crianças iniciam a vida escolar antes 6 anos,
onde vão para creches, algumas ficam meio período e outras período integral. Consequentemente
as crianças apresentam diversos sentimentos, pois se encontram em um ambiente
novo e se deparam com a ausência de seus referenciais que são seus pais. A
criança fica insegura, por não estar em um ambiente familiar e assim é de responsabilidade
do professor oferecer a essa criança suporte para que se sinta bem e a vontade
no âmbito escolar.
O medo é um dos sentimentos mais presentes, pois muitas não conseguem
distinguir o que é real da imaginação. Por exemplo, na história dos três
porquinhos, a criança fica com medo do lobo, inserindo na realidade. O educador
deve orientar e intervir para que a criança tenha a percepção de que a história
não é real.
Uma maneira de encorajá-los é através do jogo simbólico,
oferecer bonecos como lobos, bruxas, vilões e entre outros, possibilita a
criança a interagir e introduzir na sua própria brincadeira. A intervenção da
professora também é importante, o modo que a história é contada também pode favorecer
o medo, então podemos pedir para as crianças que imitem tal personagem, assim
elas percebem que não existe. Outra sugestão é fazer o pó magico da turma, uma
caixinha com glitter simulando ser poderoso para tirar o medo, assim a criança
de forma lúdica, irá perder o medo e se sentir segura.
A roda de conversa é essencial para o professor identificar
os temores das crianças, o trabalho com sentimentos irá ajudar a criança a se
expressar da melhor forma, quando houver uma situação que se sinta com medo. Na
roda, todos podem contar suas experiências, desta forma terão liberdade para se
expressar.
É de suma importância a família ter a participação do
ocorrido em sala e assim junto a escola identificar outros medos que possam
atrapalhar o desenvolvimento da criança.
Beijinhos*
Nenhum comentário:
Postar um comentário